Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (SAES) participou de encontro com representantes do Comitê do Complexo Produtivo e Econômico da Saúde e Biotecnologia (ComSaude) da entidade
Alex de Souza, Agência Indusnet Fiesp
Como foco na melhoria do atendimento, da infraestrutura, na redução de filas e no aumento da eficiência dos serviços, a atuação da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (SAES) tem por objetivo garantir acesso a cuidados médicos de qualidade, de acordo com o titular da pasta, Adriano Massuda, que participou de reunião na Fiesp na segunda-feira (10/6).
“Precisamos revolucionar a maneira como a população acessa os serviços de saúde no Brasil. Embora o Sistema Único de Saúde (SUS) funcione bem de modo geral, persistem problemas estruturais na atenção especializada”, disse Massuda, ao lado do diretor titular do Comitê do Complexo Produtivo e Econômico da Saúde e Biotecnologia (ComSaude) da Fiesp, Ruy Baumer.
No evento, transmitido pelo canal da Fiesp no YouTube, o secretário defendeu a recomposição do orçamento da saúde e um piso para o setor. “Há desafios para a atenção especializada em todo o mundo, mas no Brasil são acentuados pelas grandes desigualdades regionais e sociais. Vemos grande concentração de especialistas em grandes cidades e no setor privado. Se não tivermos um mínimo garantido para esse valor, que hoje já é baixo, não haverá condições de fazer mais”, alertou Massuda.
Ele apresentou detalhes sobre o funcionamento do Programa de Atenção Especializada e, entre os resultados já obtidos, destacou a redução de filas. “Obtivemos com isso um aumento de 20% na produção cirúrgica de 2023, na comparação com o ano anterior”, comemorou o secretário.
Confira na íntegra a apresentação do secretário clicando aqui.