Sob o conceito “Minerais, presentes no que você imaginar”, a estratégia abrangente conta com várias etapas que acontecerão ao longo do ano. Nesta fase inicial, o projeto foca a conexão direta com públicos, em ações com influenciadores de diferentes segmentos. Haverá ainda peças na TV, rádio e no digital
“Minerais, presentes no que você imaginar” é o conceito escolhido pelo Instituto Brasileiro da Mineração para assinar a campanha que representa um marco nos avanços da comunicação da instituição e do setor. O objetivo do trabalho, desenvolvido em todas as suas etapas pela unidade de Negócios de Publicidade da Oficina Consultoria, é fortalecer ainda mais a conexão do setor mineral com seus diferentes públicos, ampliar sua abertura, transparência e demonstrar o papel estratégico dos minerais, que estão presentes em tudo em nossas vidas. Para isso, a agência desenhou uma frente de ação ampla, com diversas fases, e que se inicia agora com atuação de influenciadores digitais. As próximas etapas, incluem ações com veiculação de peças na TV, no rádio, no digital e mídia exterior, sempre demonstrando como os minerais são essenciais no nosso dia a dia e, muitas vezes, nem percebemos isso.
“A estratégia adotada pelo IBRAM demonstra seu entendimento de que, num mundo cada vez mais conectado, as organizações precisam demonstrar toda sua abertura para o diálogo constante com a sociedade” explica o diretor-presidente do Instituto, Raul Jungmann. Ele enfatiza que “isso deve ser feito de forma simples e direta, com informações objetivas e acessíveis, dando visibilidade para as importantes transformações e inovações que vêm sendo conduzidas pelo setor”. Esta é a primeira campanha institucional do IBRAM. O projeto, concebido e desenvolvido pela Oficina, que é a agência de publicidade e propaganda da instituição, foi coordenado com as associadas do Instituto.
Influenciadores digitais começam a informar suas redes sobre a importância estratégica dos minerais e sua presença em nosso cotidiano, desde as atividades mais simples até avanços tecnológicos e a transição energética, enfatizando a relevância para transformações estratégicas no Brasil e no mundo todo. Desse modo, o público vai conhecer esses minerais e saber como fazem a diferença e garantem a presença de itens essenciais na alimentação, na educação, no esporte, na moda, entre outros segmentos, garantindo importantes avanços na tecnologia e economia.
“Para iniciar esse trabalho que é um marco tão relevante, escolhemos uma frente de conexão direta com o público. Assim, iniciamos com seis influenciadores selecionados para destacar a essencialidade dos minerais em suas áreas de atuação”, explica a diretora de Publicidade e Propaganda da Oficina Consultoria, Cecília Crespo. Os influenciadores e criadores de conteúdo digital que inauguram o projeto são: Daniela Boaventura(esporte), Beatriz Fonseca (alimentação) e Graninhas (economia), a atriz e apresentadora Ivi Pizzott (moda), e os professores Odir Fontoura (historiador) e Pedro Daniel (inteligência artificial). “Eles compartilharão insights e revelarão como os minerais são fundamentais e transformadores em cada um desses campos”, explica Cecília.
Sobre a Oficina
Fundada há 24 anos na capital federal, a Oficina tem uma trajetória de premiações e reconhecimentos em projetos integrados resultado de um trabalho feito por meio de soluções transversais de 360º, unindo ações de publicidade e propaganda, reputação, public affairs, digital, gestão de crises, campanhas de Advocacy e eventos.
Sobre o IBRAM
O IBRAM é uma organização nacional privada e sem fins lucrativos, representa as empresas e instituições que atuam no setor mineral. Considerado o porta-voz da Mineração Brasileira, o Instituto reúne mais de 180 associados que, direta ou indiretamente, fazem parte da atividade mineral brasileira.
Para fomentar inovações no setor e difusão das melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado, elabora debates, eventos, estudos, pesquisas e estatísticas relativos à economia mineral.