Rastreabilidade de Produtos Explosivos


O Grupo de Trabalho Rastreabilidade de Produtos Explosivos da Abimex, conduzido pela Diretoria Operacional de Rastreabilidade, tem como objetivo avaliar possíveis soluções que venham a contribuir com o controle de descaminhos e má utilização dos produtos.

Na condução dos trabalhos deste grupo, diversos provedores de soluções foram e serão convidados a apresentar suas soluções para identificação de origem pós-detonação e controle da cadeia de suprimentos para produtos explosivos.

O resultado deste Grupo de Trabalho será uma proposta de solução, aprovada previamente pelos integrantes da Abimex (fabricantes, distribuidores e consumidores finais), que será sugerida às autoridades envolvidas nesse tema.

A Abimex e seus associados se comprometem de forma pró ativa, a prover controle mais efetivo dos produtos controlados, desde a fabricação até seu consumo final ou desde a identificação de resíduos pós-detonação, até a identificação do último elo da cadeia de suprimentos, responsável pela posse do produto.

Este Grupo de Trabalho está analisando os sistemas de Rastreabilidade atualmente propostos porque trazem custos adicionais para toda a cadeia, devido a suas complexidades e práticas, não levando em conta a experiência dos fabricantes de explosivos, no caso, os maiores interessados nessas tecnologias. Estas propostas vêm sendo comercialmente tratadas como a solução para os problemas que envolvem as detonações em caixas eletrônicos, o que não corresponde à verdade.

O Grupo de Trabalho de Rastreabilidade está aberto para as empresas que queiram apresentar seus processos de identificação pós-detonação (www.abimex.ind.br)